Conceito

Diferente  dos  Festivais  de  Cinema  em  todos  Brasil,  MEMOSTRA  busca valorizar os filmes locais (de todos os formatos) e principalmente torná-los atrativos ao grande  público.  Além  da  exibição,  há  uma  divulgação  dos  filmes  em  toda  imprensa, jornal, rádio e televisão, distribuição de cartazes e divulgação pela internet. O projeto também incentiva os realizadores a divulgar seus filmes em locadoras, como a Cartoon e  a  Vídeo1  que  disponibilizam  e  seus  estabelecimentos  coletâneas  destes  filmes gratuitamente.  Em  2009,  o  MEMOSTRA  firmou  parceria  com  site  ParanáCine.  A intenção é disponibilizar todas as fichas técnicas dos filmes exibidos no MEMOSTRA e também os filmes para serem assistidos conforme autorização do realizador. O projeto acredita no potencial dos filmes locais, mesmo que estes ainda não tenham um padrão de qualidade elevado. Acredita também que a organização e o fácil acesso a esses filmes é  fundamental  para  aproximação  com  o  público,  para  os  próprios  realizadores  e finalmente, a médio-longo prazo tende a levar a um significativo aumento da qualidade do material propriamente dito.

  Para  torná-los  atrativos,  o  MEMOSTRA  tem  como  premissa  organizar  as sessões por gênero, exibir em local de boa qualidade (de preferência na região central de Curitiba) e cobrar bilheteria. Para garantir público nas sessões cada realizador tem como compromisso ajudar a divulgar, trazer 5 convidados com ingressos cortesia e vender 5 ingressos. Há também os filmes convidados, que podem ser de outro estado ou mesmo filmes paranaenses consagrados que buscam integração entre a velha e a nova geração do cinema paranaense. 

  A cobrança da bilheteria possibilita a exibição em locais de boa qualidade, pois nos  outros  locais  (com  exceção  do  SESC)  a  bilheteria  foi  fator  importante  para continuidade do projeto. A média de público nas sessões na quarta-feira girava em torno de  50  espectadores  por  sessão  (número  maior  que  os  filmes  “oficiais”  em  cartaz  no mesmo  dia  da  semana).  Além  da  garantia  do  local,  a  bilheteria  possibilita  um

investimento maior na divulgação (como display montado em 2007 no Teatro HSBC) e custeio das despesas básicas como material de papelaria, DVDs, correio…

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